Saturday, December 31, 2005

3...2...1... FOGO!

Da caderneta velha de Samuel Berbenott

SB: Amarra isso firme Ian! Não está me parecendo muito confiável essa fita!

IL: Relaxa Samuel... Quando acendermos esse pavio, todos vão explodir juntos!

O dia estava claro já e ouvíamos as vozes de estudantes empolgados fora da barraca que faziam planos para o próximo ano e sorriam deliberadamente. Os professores haviam saído cedo para arrumar os preparativos da virada de ano que seria na beira do rio. Eles haviam preparado muitos tipos de comidas e bebidas, e o clima de animação contagiava todo o acampamento.

Eu e Ian estávamos camuflados na barraca amarrando um grupo de fogos de artifício juntos. É claro que a nossa virada de ano não passaria em liso não é? Não é só porque estamos no meio do nada (como diz a Isa) que não podemos ter nosso show pirotécnico.

Estávamos tão concentrados em amarrar corretamente os bastões que nem vimos quando Dominique e Bernard entraram na barraca...

DC: Nossa! O que estão fazendo aqui? As garotas hoje estão bem “sociáveis” por assim dizer... A noite vai render! O que é isso?

BL: Ah não, vocês não estão pensando em soltar esses fogos não é mesmo? Vocês sabem soltar isso? E se não forem iguais aos Filibusteiros?

SB: Bernard, nós não estamos pensando... Nós vamos soltar esses fogos! E são todos iguais... Basta acender o pavio e tomar distância!

IL: Querem ajudar? Tem uns ali que ainda precisam ser amarrados, se nos fazem esse favor...

BL: Não, eu fico com a minha leitura! Agradeço a chance...

DC: Ah Bernard, alivia... Vamos alegrar um pouco! Imagina a felicidade de todo mundo com os fogos? São esses para amarrar não é Ian?

Não se passaram nem dois minutos e Bernard se convenceu de que não adiantaria protestar e argumentar e ajudou Dominique a amarrar o restante dos fogos. Deixamos tudo pronto para lançar e saímos para aproveitar o restante do dia...

A expectativa aumentou quando o sol se pôs e todos foram se arrumar. A maioria dos alunos já tinha se dirigido para a beira do rio, para onde os professores os conduziam. Quando não escutávamos mais passos de ninguém e nem conversas, saímos da barraca carregando a caixa de fogos, cada um segurando uma das pontas e andando o mais silenciosamente possível.

Depositamos a caixa atrás de um grupo de árvores, nas proximidades de onde todos estavam... Marie e Antoine que estavam por ali, nos viram saindo de trás das árvores e nos olhando desconfiados se aproximaram...

ML: O que vocês estão aprontando?

IL: Nós? Nada...

ML: Ian, conheço muito bem essa sua cara e ela não me convenceu nada!

IL: Bom, então permaneça com a sua desconfiança!

AG: O que esconderam atrás das árvores?

SB: Nada que seja do interesse de alguém por enquanto... Logo saberão!

ML: Ah, então tem coisa! Espero que não seja mais uma daquelas brincadeiras delinqüentes de vocês senão...

DC: Senão?

ML: Vamos Antoine, vamos deixá-los aí...

Marie se virou de mãos dadas com Antoine e seguiu para onde o resto dos estudantes se encontravam festejando. Ian os encarava com um olhar mortífero e Bernard os olhava sensatamente e sem comentar nada. Fomos até a aglomeração e nos sentamos na areia enquanto bebíamos quentões...

Dominique que até então estava conosco, levantou-se e foi até um grupo de garotas do sexto ano que conversavam animadas. Logo o vimos com uma das meninas em um canto mais afastado conversando.

Ficamos ali papeando e rindo até quando faltavam aproximadamente 10 minutos para a virada do ano, e então, fazendo sinal para Dominique, nos dirigimos novamente até as árvores afastadas... O show ia começar!

Porém, ao chegarmos ao lugar onde a caixa deveria estar pousada não havia nada... Procuramos ao redor e não a encontramos... Quando já estávamos a ponto de amaldiçoar o infeliz que a tinha recolhido, novamente Marie e Antoine surgem com sorrisos de satisfação estampados nos rostos.

ML: Ah, vocês vão soltar fogos! Que coisa mais linda...

BL: Onde está a caixa Marie?

AG: Aqui está...

Antoine apontou para atrás de uma grande rocha ao lado onde a caixa estava escondida e corremos até lá!

ML: Porque não nos contaram logo? Tivemos que abri-la para descobrir!

IL: Fez muito mal sabia? Porque abriu? A curiosidade matou o gato Marie...

ML: O que houve Ian?

BL: Nada, tenho certeza que Ian está ótimo... É só uma tensão momentânea! Vamos nos apressar ou os fogos só serão lançados na próxima hora!

Enfileiramos os bastões de fogos atrás da rocha e nos preparamos para o lançamento. Cada um de nós ficou responsável por um grupo e só o lançaríamos após o término de todos os fogos do antecedente. Marie e Antoine ficaram em pé ao lado aguardando o momento e então pudemos escutar muitas vozes gritarem em uníssono...

5...4...3...2...1...

SB: FOGO!

Eu que era o primeiro da ordem, acendi o pavio e tomei distância... O grupo de fogos subiu fazendo um zunido fino e então, nas alturas, um de cada vez estourou no céu negro e limpo. Assim que o primeiro explodiu, todos aplaudiram e gritaram muito. Os fogos acabaram e pude ver Bernard acender o pavio e correr para onde eu estava... Após os de Bernard foi a vez de Dominique. A platéia aplaudia o espetáculo! Todos gritavam, se abraçavam, choravam, sorriam muito e pulavam. Quando o último fogo de Dominique tomou conta do visual, Ian acendeu o pavio com o fósforo, porém não tomou distância! Ficamos olhando abismados para ele e gritando para que corresse, mas antes que pudéssemos fazer qualquer coisa, ele jogou um toco de fósforo para onde Marie e Antoine estavam e correu.

Foi certeiro... O toco de fósforo que estava aceso atingiu a barra da calça de Antoine e começou a queimar. O fogo estava baixo e os dois olhavam para o céu presenciando o último grupo de fogos ser explodido que nem perceberam o fogo subindo e aumentando o ritmo. Ao perceber que sua calça estava em chamas, Antoine correu desesperado para o rio e mergulhou. Marie olhava assustada para a cena e depois nos encarou furiosa.

Ian se contorcia de rir no chão, e nós segurávamos as risadas quando ela veio pisando firme e nervosa para nossa direção.

ML: IAN! Você colocou fogo nas vestes do Antoine! Podia ter machucado ele sabia? Para de rir! Ai, como você é infantil...

SB: Marie, foi um acidente, nós vimos!

ML: Acidente, acidente... Hunf!

Bernard abriu a boca para falar algo, mas desistiu. A menina virou as costas e foi ao encontro de Antoine que estava encharcado da cabeça aos pés, e com metade da barra direita da calça totalmente queimada!

Dominique rindo da situação se afastou desejando Feliz Ano Novo, indo ao encontro da garota. Bernard e eu sentamo-nos e esperamos Ian se acalmar... Ele estava prestes a entrar em crise a qualquer momento, não parava de se contorcer no chão rindo.

Foi assim a nossa virada de ano... Tirando esse “pequeno” incidente, voltamos a festa depois e ficamos nos divertindo até o nascer do sol. Sentamos com Isa e Morgan... Bernard logo se afastou para conversar com o professor Pierre e Adhara e Bel estavam próximas também! Marie e Antoine ficaram olhando atravessado para Ian e esse retribuía um olhar mais frio e seco ainda... O importante é que o nosso show foi ótimo, todos adoraram e aplaudiram, e não ficamos excluídos do resto do mundo sem uma queima de fogos decente!

Adeus Ano Velho... Feliz Ano Novo!

***************************************

No comments: