Monday, February 06, 2006

A Precessão dos Equinócios

Do subconsciente de Amaralina Bourbon du Montserrat

"O fato de ser incrível não deveria ser motivo para se descartar a possibilidade de que uma busca suficientemente longa revelasse um grão dourado de verdade na superstição astrológica." -- Johannes Kepler

Estávamos na aula de astrologia. Havia contado os minutos pra que a minha aula favorita começasse nesta semana. Alguma coisa estranha pairava no ar, eu conseguia sentir, e tinha certeza que só os astros poderiam me ajudar a desvendar esse mistério. Ainda faltavam dez minutos para o início da aula, mas Isa e eu já estávamos no terraço onde aconteciam as aulas. Professor Wincler nos recebeu com o enorme sorriso de sempre, e me empurrou para o telescópio que ele examinava até então.

MW: Veja, Amaralina! A energia solar começa a deixar a constelação de capricórnio! Em poucos dias, poderemos observar a precessão do equinócio de aquário! Ali, consegue ver?
AM: Consigo, claro. Quem não seria capaz de enxergar a revolução solar estando assim tão evidente? Isso é fantástico!!

Isa observava o céu com o auxílio de outro telescópio, quando o restante da turma chegou sonolenta, atirando as mochilas sobre o armário do professor e escorando-se sobre as lunetas.

MW: Boa noite, classe! Antes de vocês chegarem, eu estava analisando a significativa rota que o Sol vêm tomando nos últimos dias e, dadas às devidas proporções, podemos concluir que estamos muito perto da Precessão do Equinócio de Aquário!!

Os olhos do professor Martin soltavam faíscas. Ele era a única pessoa que eu conhecia fora da tribo cigana que manifestava tanta euforia por ver o Sol cruzar a órbita de uma constelação. Um garoto que trajava vestes da Nox Angeli levantou o braço, cauteloso.

- Anh, e o que vem a ser a tão poderosa Precessão do Equinócio de Aquário?

MW: Poderosa é apelido, meu caro. O senhor não tem noção do que pode significar a ação perturbadora do sol sobre uma constelação! Bem, vejamos... alguém saberia explicar ao nosso distraído colega o que é a Precessão dos Equinócios?

Sem desgrudar o olho do meu telescópio, comecei a falar.

AM: É a lenta movimentação do eixo da Terra, que acontece em forma de cone, quando ocorre o cruzamento do caminho aparente do Sol com a linha do Equador, e faz com que haja um deslocamento das constelações em relação aos pontos fixos estabelecidos pela Astrologia, professor.

MW: Excelente! Dez pontos para a Fidei Angeli, senhorita Montserrat.
AM: E esse movimento se completa em 25.920 anos...
MW: Muito bem. Mais cinco pontos para a Fidei Angeli. Suponho que não necessitem de mais explicações, certo? Então, focalizem seus telescópios, encontrem a constelação de Aquarius e façam um esboço, identificando sua posição no céu e a exata localização das estrelas Alfa, Beta e Delta. As primeiras são estrelas binárias, Não esqueçam de delinear a rota seguida pelo Sol, e os prováveis efeitos da precessão de aquário na vida de cada um de vocês. Bom trabalho.

Alguns dos meus colegas ainda encaravam o professor Martin abismados, esperando que ele traduzisse o que acabara de dizer, mas ele enterrou a cabeça no telescópio refrator, no patamar mais alto da torre de astrologia, e não deu atenção a mais ninguém.

Identificar a constelação de aquário foi fácil. Segundo o Almagesto, um livro que encontrei na biblioteca semana passada, é uma constelação zodiacal, que se estende 8° acima e abaixo da eclíptica, a linha que representa a trajetória anual aparente do Sol. A melhor forma de encontrar Aquário é através das estrelas beta e delta da vizinha Capricórnio. Com a rota do Sol e a localização da constelação determinadas, precisava apenas definir as estrelas. Apesar de ampla, Aquário é uma constelação formada por estrelas pouco luminosas. Sadal Melik, Sadal Suud e Skat eram os nomes dos corpos celestes que eu procurava. Duas das estrelas eram binárias, e se Alfa e Beta eram estrelas binárias, não foi difícil concluir que Skat ocupava a posição Delta. Sadal Melik eram de maior raio e média magnitude, então, observando meu mapa estelar, estavam em Alfa, e as estrelas que ocupavam a posição Beta, pela lógica, só poderiam ser Sadal Suud.

Então faltava a parte mais difícil: o efeito que estes astros exerceriam sobre a minha energia astral. Professor Martin Wincler ainda não entendeu que eu não consigo fazer previsões para mim mesma... Sei que um argumento a favor da astrologia é o de que há indícios que apóiam a hipótese de uma conexão causal entre os corpos celestes e os eventos humanos Seria surpreendente se entre todos os bilhões e bilhões de movimentos celestes concebíveis não houvesse uma grande parte que pudesse ser significativamente correlacionada com dezenas de eventos ou traços de personalidade individuais. Assim, professor Martin não aceitaria a desculpa de que os astros resolveram voltar-se contra mim e se apagaram do meu telescópio. Pedi a Abraim que iluminasse minha mente, a fim de não concluir que eu devia ter morrido da era de Peixes...

A constelação de Aquário é associada à água desde a Antigüidade, quando o Sol passava por essa região do céu durante a estação chuvosa. Na antiga Babilônia, era representada por um homem que verte água sobre um pequeno peixe – a constelação vizinha, peixe austral. Para a mitologia greco-romana, o mito do Aquário relaciona-se a figura de Ganimedes, considerado o mais belo do mortais, raptado por Júpiter que o queria no Olimpo, para servir aos deuses. No Egito essa constelação era associada à época da semeadura, após as inundações do Nilo. Ou seja, a Precessão de Aquário, somada à importância das posições do sol, da lua e dos planetas no instante do meu nascimento, formava um emaranhando de condições determinantes da minha personalidade e do meu destino.

Fechei os olhos por alguns instantes, buscando concentração, e então eu vi. Estava tudo muito claro, bem à frente dos meus olhos, não havia como não enxergar. O efeito que Marte desempenhava sobre Pégasus, uma das mais antigas constelações, listada por Ptolomeu há milhares de anos, não deixava dúvidas: existe alguém na escola que está no meu destino. Vi a sombra, clara como a luz do dia. Uma onda de esperança tomou conta de mim. Se os astros diziam que havia alguém reservado a mim, só me restava acreditar. Tentei de todas as formas descobrir quem era. Virei meu mapa de cabeça pra baixo, mudei o ângulo do campo de visão de telescópio, mas pra variar, não consegui saber quem era...




(continua...)

No comments: