Tuesday, October 10, 2006

Agremiações

Do diário de Isa McCallister

- Entre...
IM: Professora Defossez, quer falar comigo? – disse enquanto segurando em uma das pontas da saia, fazia um cumprimento como os que ela ensinara nas aulas.
- Encantadora Isabel! Sim, desejo-lhe falar! Pode se sentar, sim?

Sentei de frente para a poltrona dela e fiquei observando seu rosto fino dar a volta e se sentar para me encarar.

- Então, quer beber alguma coisa?
IM: Não, obrigada.
- Bem, então vou direto ao ponto... Como você bem sabe, o castelo possui um grêmio de alunos, que de tempos em tempos apresentam projetos de mudanças para o castelo à diretora. Eu ouvi dizer que a senhorita andava tendo idéias e iria fazer um plano, estou certa?
IM: É, é verdade! É sobre a liberação do dormitório das meninas para a entrada dos meninos! Ontem tive que enfrentar sozinha uma barata voadora, porque o Brendan não pôde passar da porta...

Defossez que estava me encarando um pouco confusa, arregalou os olhos, parecendo transtornada.

- Mas isso é um absurdo! Oh, minha querida, você deve estar abalada até agora, creio eu?
IM: Bom, agora eu já me recuperei, mas foi um terrorismo!
- Imagino! Isso, você está certa! Então agora a minha idéia faz muito mais sentido de ser apresentada!
IM: O que é professora?
- Estive pensando se você não desejaria fazer parte do grêmio? Cada um dos professores do castelo tem o direito de convocar alguém para fazer parte do grêmio, e eu ainda não indiquei ninguém... E o nosso grêmio realmente precisa de alguém sensato, criativo, educado... Assim como você minha querida!

Foi a minha vez de ficar transtornada. Eu realmente iria apresentar a idéia dos dormitórios para Madame Máxime, mas ela seria muito melhor vista se eu fosse do grêmio. Com essa conclusão, eu sorri e aceitei prontamente o convite.

- Ótimo! Não poderia indicar ninguém de mais confiança e sensibilidade a este grêmio... Vou anunciar a sua entrada, e você já poderá se apresentar na próxima reunião, amanhã de noite! Leve um projeto das suas idéias para os dormitórios! Tenho certeza que todos lá te darão apoio e novas idéias a acrescentar!
IM: Vou preparar tudo! Muito obrigada professora!

Sai da sala quase aos saltos, indo direto contar ao Brendan a novidade... Eu! Grêmio estudantil! Essa até a Anabel tem que saber!!!

Lembrar de: Recolher prós e contras sobre meu projeto. Como? Fazendo uma pesquisa popular entre os alunos durante o dia. O primeiro passo para passar um projeto à diretora, é ter o apoio quase completo de todos os interessados!

***

Fui uma das primeiras a chegar à sala do grêmio no dia seguinte. A única pessoa que estava lá era um menino alto, usando óculos, e lendo concentrado um pedaço de pergaminho.

WD: Isabel! Bem-vinda!
IM: Oi, Went... Obrigada. Eu não sabia que você era do grêmio...

Wentworth, ou só Went, era um dos monitores da Fidei. Já tinha cruzado algumas vezes com ele no Salão Comunal, mas sempre calado e sério.

WD: Sim, eu sou do grêmio desde o ano passado! Agora estou movimentando um novo projeto, que vou dizer pra você assim que os outros chegarem...

Mas ele não pode concluir, pois a porta da sala se abriu novamente, e um grupo bem grande de alunos entrou. Gabriel, Bernard, e todos os outros monitores, Miyako, Hanna (uma das batedoras do time da Lux), Anne (uma garota da Sapientai), Pietro Laurezi (um garoto do 7° ano da Sapientai, que tinha um ar muito sério) e Lucien Montpellier (um quartanista da Nox).

WD: Ah, chegaram finalmente! Antes de tudo, gostaria de apresentar-lhes o novo membro do grêmio, por indicação da professora Defossez... Isabel McCallister!

Todos estenderam as mãos me dando as boas vindas. Então, novamente, Went pigarreou...

WD: Bem, Gabriel, Miyako, agora que vocês já aceitaram participar do projeto do jornal, sugiro que já estão incluídos no grêmio também certo?

Gabriel e Miyako concordaram sorrindo. Went tomou ar e pegou o pedaço de pergaminho que estava lendo.

WD: Como eu havia dito semana passada, o projeto do jornal está quase pronto, e já está na mesa da diretora para ser aprovado... – ele suspirou- ...ou não!
GS: Ele vai ser! Fizemos uma ótima planilha!
MK: É claro! Logo poderemos agitar a edição inaugural!

Went sorriu mais confiante e o grupo inteiro retribuiu. Antes que alguém pudesse falar mais alguma coisa, levantei a mão incerta.

IM: Será que eu posso falar da minha idéia? Eu trouxe um projeto quase finalizado, mas vocês poderão me dar dicas e novas dicas...
PL: Diz aí!

Antes de dizer a idéia em si, relatei o fato das baratas em detalhes, arrancando suspiros assombrados das meninas.

GS: É só um inseto!
HV: Para os homens! Mulheres geralmente não se empolgam com a idéia de matar um ser repugnante.
LM: Ta, ta, realmente chocante sua história baseada em fatos reais, mas que idéia pode ter surgido desse acontecimento?
IM: A idéia é a liberação da entrada dos garotos nos dormitórios das garotas! Por quê? Porque ontem tive que me virar sozinha enquanto meu amigo teve de esperar que eu conseguisse matar a barata, do lado de fora! As portas são lacradas com um tipo de feitiço que não deixa os meninos entrar!

Quando terminei de falar, mordi os lábios insegura da reação de todos. O primeiro barulho que ouvi, foi Lucien soltando um assobio baixo.

LM: Isso não seria nada ruim!
PL: Essa idéia é maravilhosa! Assim, claro, estou dizendo isso porque vocês nunca mais teriam de matar baratas nos dormitórios sozinhas... E vai que é algum bicho maior, como um pelúcia?
HV: Vocês estão viajando!
MS: É, a idéia é realmente boa, mas vocês não acham que Madame Máxime vai aprovar isso, acham?
WD: E por que não? A idéia está partindo de uma menina! Tenho certeza que se nós organizássemos todas as vantagens que isso poderia trazer, e juntarmos a aprovação da maioria das meninas do castelo...

Então Went e todos os outros começaram a dar novas sugestões, e me ajudaram a organizar melhor as idéias. Saí tarde da sala do grêmio, mas mais empolgada ainda com o plano de liberação dos dormitórios. Parecia simplesmente que a planilha estava boa demais pra ser recusada!

Saldo do dia: - Um distintivo do grêmio! Tem o brasão de Beauxbatons, e meu nome gravado...
- Novos integrantes à minha causa!

No comments: