Wednesday, July 04, 2007

'A juventude, ainda que ninguém a combata, acha em si mesma seu próprio inimigo'

Willian Shakespeare


As férias de verão haviam finalmente começado, e da pior maneira possível. Passar pelo enterro do Michel, do tio Kyle e da tia Megan foi uma das piores coisas que já fiz. Ty e tia Alex estavam péssimos e nada animava meu amigo, e tio Scott havia se trancado em casa e não saia mais. Nem as tentativas da mamãe e do tio Ben de tirá-lo do quarto surtiam efeito, era como se nada mais tivesse importância para ele.

Mad estava em uma viagem com a mãe dela, algo que elas tinham planejado há anos para quando ela se formasse, e querendo me tirar de casa para que eu me distraísse um pouco, mamãe me convenceu a aceitar o convite de Micah e passar alguns dias em sua casa, em Los Angeles.

Alguns dos amigos que fiz na nova escola, Evan, Josh, Shannon e Sean, também moravam em Los Angeles, e numa tarde a toa no píer da cidade, fomos pegos de surpresa com a chegada de um menino de 6 anos, chorando muito. Era Connor, irmão de Micah.

- Connor, o que aconteceu? – Micah pulou de volta para o píer assustado
- Ryan aconteceu, e você sabe muito bem disso! – Josh respondeu pelo garoto
- Ele fez alguma coisa com você, Connor? – Micah encarou o irmão e ele afirmou com a cabeça – Droga!
- Você tem que fazer alguma coisa, Micah! – vi Josh pressionar o amigo – Isso não pode continuar, faça alguma coisa!
- O que você quer que eu faça, Connor?

O garoto ficou em silencio por um momento, ainda secando as lágrimas, e encarou o irmão abandonando a expressão de choro no rosto.

- Quero que você de um susto nele, faça com que ele seja humilhado.
- Isso aí garoto! – Josh sacudiu Connor rindo
- Ok então, que seja. Mas vou precisar contar com a ajuda de vocês – Micah olhou para mim, Sean, Evan e Shannon ainda sentados no píer e concordamos com a cabeça.
- Vamos ensinar ao gorducho quem manda aqui... – Josh se apoiou no ombro de Micah rindo e ele acabou rindo também

ººº

Acordei cedo no sábado com o barulho que vinha do quintal. Cheguei na janela ainda de pijama para encontrar Micah e Josh atirando coisas dentro de um carro, parecendo dispostos. Connor estava sentado na calçada observando a movimentação com curiosidade.

- Bom dia, bela adormecida! – Micah falou vendo que estava acordado – Esteja pronto em 15 minutos, estamos de saída!
- De saída para onde?
- Como pra onde? – Josh falou agora – É hoje que vamos ensinar uma lição ao gordo, esqueceu? Os outros chegam em 10 minutos, vá se trocar logo!

Só depois que Josh lembrou, foi que me dei conta do que íamos fazer. Micah e ele haviam bolado um plano bem simples, mas que com certeza deixaria o garoto na pior das situações: a humilhação publica. Micah foi até a casa de Ryan, convidando-o para um passeio de barco por Fall Creek Lake, com a desculpa de que era aniversário de Evan e ele estava convidando os amigos de infância para passarem a tarde juntos.

Todos eles cresceram juntos em Los Angeles, se conhecem desde que estavam no Jardim da Infância, mas com o tempo, apenas Ryan se afastou. Ele sempre foi o gordo da turma que queria se encaixar no grupo, só que para isso ele se fazia de valentão e sempre bateu nos mais fracos, como forma de mostrar que era legal. Mas parecia que os garotos estavam cheios da valentia dele.

Em uma viagem de uma hora de carro, chegamos ao lago. Josh veio puxando o barco no carro do seu padrasto e todos foram espremidos com ele. Estava tudo pronto para começarmos a descer o rio, estavam todos sentados esperando, quando Shannon abordou Micah e eu, que estávamos mais afastados.

- Connor me contou o plano todo, vocês não vão fazer isso, não é?
- Ele merece, Shan – Micah respondeu sem olhar para a amiga
- Roubar suas roupas e jogar ele no rio para deixá-lo voltar pelado não é o certo a se fazer, você sabe disso.
- O que quer que eu faça? Já está tudo pronto, não posso desistir agora!
- Pode sim, fale com Josh. É muita maldade o que vocês querem fazer, ele só quer ser da turma.
- Ela tem razão, Micah... – falei apoiando Shannon
- Ok, tudo bem, vou avisar ao Josh que o plano foi cancelado. Mas ainda vamos descer o rio, ou ele vai desconfiar.

Shannon voltou para o barco e fomos até Josh, que desamarrava a corda da árvore. Micah foi direto ao assunto dizendo que o plano havia sido cancelado, mas não quis explicar o porquê. E a reação de Josh foi a que eu já esperava.

- Não, não vou deixá-lo desistir! Aquele balofo bate no seu irmão e você quer desistir?? Seu fracote!
- Ele só quer se encaixar, Josh. Nós nos afastamos dele, éramos amigos quando crianças.
- Ele quis assim, quando começou a se aproveitar do fato que sempre foi maior e nos espancar.
- O plano está cancelado, nós não vamos mais fazer isso, assunto encerrado. Agora vamos logo, quero voltar antes de escurecer.

Micah voltou para o barco sem deixar Josh responder e fiquei ajudando-o a desamarrar a corda para sairmos com o barco. E pela expressão no rosto dele, Micah não havia o convencido a dar para trás assim tão fácil...

ººº

- Ok, Josh, verdade ou desafio?

A viagem corria tranqüila, já estávamos descendo o rio há mais de uma hora e todos estavam se divertindo. Ao menos na medida do possível, claro. Ryan era realmente chato, e passou o tempo inteiro provocando a gente. Inventou apelidos, caçoou, jogou água, mas estávamos mantendo a calma. Até Josh parecia ter se conformado em desistir da vingança e, já cansados de remar, paramos no meio do lago para descansar. Evan sugeriu que brincássemos de Verdade ou Desafio e todos toparam, menos Shannon, dizendo dizia que sempre alguém saia machucado dessas brincadeiras. Era a vez se Sean perguntar.

- Verdade.

Sean hesitou em fazer a pergunta, como se esperasse que ele escolhesse desafio, e Micah cochichou alguma coisa em seu ouvido. Sean riu e encarou Josh.

- Você já traiu sua namorada alguma vez? – e todos no barco riram
- Não, eu amo a minha namorada e não vejo razão para trair ela. – ele respondeu encerrando os risos
- Se o Santo Josh está dizendo, quem somos nós para contestar! – Ryan falou debochado e todos riram outra vez.
- Ok, minha vez – Josh sorriu forçado para Ryan e se virou para Micah – Micah, verdade ou desafio?
- Verdade
- O que viemos fazer hoje no lago?

O barco inteiro caiu em silencio, todos olhando para Micah. Ele encarava Josh sério, e graças às minhas aulas de legilimência, sabia que ele estava se controlando para não bater no amigo. Josh estava de pé na ponta do barco e mantinha os braços cruzados, claramente se divertindo com o impasse do amigo em cumprir as regras do jogo e ser sincero.

- Viemos passar uma tarde juntos, por causa do aniversário do Evan – Micah enfim respondeu, e optou por mentir.
- Ele está mentindo, trapaceou no jogo, Micah.
- Cala a boca, Josh – Evan alertou o amigo
- O que viemos fazer aqui, Micah? – Ryan perguntou – Seu papai não lhe ensinou que é feio mentir? O papai do Josh pelo visto ensinou que sim
- Não fala do meu pai, seu balofo! – Josh falou entre dentes para Ryan
- Calma, não falei nada demais!
- Você se acha engraçado, não é? Pois eu o desafio a pular nesse lago, sem roupa! Vamos, pule, mostre que é valentão!
- Ei cara, calma, eu não escolhi desafio. Quero verdade, ok?
- Josh, calma – Micah levantou e se pôs entre os dois
- Anda logo Micah, você ainda não contou a verdade! – Josh berrava fora de controle
- Calma pessoal, assim o barco vai virar! – levantei também e fiquei ao lado de Micah para tentar separa-los
- Nós chamamos você para o passeio para lhe pregarmos uma peça, mas eu mudei de idéia antes de sairmos com o barco – Micah virou para Ryan e contou a verdade
- Então isso tudo era um teatro? – ele falou parecendo ofendido
- Isso mesmo, gorducho! Nós não te convidamos porque gostamos de você. Você só esta aqui porque deu uma surra em Connor e queríamos vingar ele!
- Isso é verdade, Connor? – e o menino confirmou com a cabeça
- Já chega Josh! – Micah gritou com ele e o empurrou para a outra ponta do barco
- Vocês são patéticos... Um bando de garotos que se acham descolados, mas que não passam de um bando de idiotas! Micah é um órfão imbecil, que nem os pais quiseram; Evan uma bicha magricela, com seus papais dançarinos bichas também; Sean se acha inteligente, mas não é nada mais que um ignorante; e você Josh? Sabe, antes não entendi porque ficou tão irritado quando mencionei seu pai, mas acho que agora lembro de minha mãe ter me contado... Ele se matou, não foi? Estourou os miolos com uma arma, não agüentou a vadia da sua mãe traindo ele, não agüentou os filhos imprestáveis, e preferiu se matar... Você é tão patético quanto ele!
- CALA A BOCA SEU IMBECIL!

Não deu tempo de fazer nada. Um segundo depois, Josh já estava com as mãos no pescoço de Ryan e tentava enforcá-lo. Agarrei-o pelas costas e com a ajuda de Evan tentava afasta-lo de Ryan, mas ele era muito forte. Shannon pegou Connor e correu para a ponta do barco, e Micah e Sean estavam entre os dois tentando apartar a briga. Ryan era mais forte que todos juntos e Micah não estava conseguindo aparta-los, e acabou o empurrando para trás. Ryan se desequilibrou com o empurrou e tropeçou no banco do barco, caindo no lago.

A correnteza estava forte e logo Ryan fora levado para longe do barco. E também, logo ficou evidente que ele não sabia nadar. Micah foi o primeiro a se jogar na água e nadar até ele, sendo seguido por mim e Evan, que pulamos atrás dele. Nadar a favor da correnteza era fácil e rápido, mas com a mesma rapidez que nos movíamos Ryan também era levado por ela. Micah finalmente o alcançou e o ajudamos a puxá-lo até a beira do lago, às margens de uma floresta. Os outros chegaram com o barco logo depois e Shannon, que queria ser medibruxa, correu para socorrê-lo, mas já era tarde demais. Ryan já não estava mais respirando.

No comments: