Monday, September 18, 2006

Mentes Brilhantes

Das memórias de Gabriel Graham Storm


- Para entender todo o simbolismo de Mercúrio, devemos nos reportar à mitologia, ao deus Mercúrio, dos romanos e Hermes, dos gregos.

- Que saco de aula, por que não podemos desistir disso?

- Shiii Ty, fica calado! Gostamos de Mitologia, finge que é outro professor e pronto! – Miyako falou

- Algum problema ai no canto?

- Não professora, nenhum, pode continuar... – falei sem graça

- Bom, já que tenho a permissão do Sr, Storm... Continuando: Hermes, o deus da comunicação, da informação, da brincadeira, da dualidade, da esperteza. Um deus múltiplo, com capacidade de envolver a tudo e a todos, com o poder persuasivo de sua conversa.

- Esse era esperto, devia ter a maior lábia... – um menino da Fidei falou, arrancando risadas.

- Na verdade, ele tinha sim Sr. Capell. Hermes foi capaz de fazer o irmão Apolo esquecer que ele havia lhe roubado seu gado, construindo uma harpa para ele, que gostava de musica. Hermes tinha uma mente engenhosa, perspicaz, criativa, capaz de enganar e convencer a todos com suas historias. O que nos leva ao Deus dos romanos!
Mercúrio é o regente de Gêmeos, também Deus da comunicação e da eloqüência, mensageiro principal de Zeus com os mortais...

- Professora... – Miyako levantou a mão e Ty bufou do meu lado, mas ela o ignorou – Como exatamente eram os meios de comunicação naquela época? Eram somente por mensageiros?

- Excelente pergunta Srtª Kinoshita, mas infelizmente não poderei respondê-la, pois essa é a tarefa para a próxima aula: quero que vocês pesquisem sobre a questão levantada pela colega e me tragam um relatório de no mínimo um rolo de pergaminho!

- Precisa ser em rolos de pergaminho? Não podemos inventar um meio mais criativo de apresentar isso? – perguntei incerto

- Claro que pode Sr. Storm. Alias, devem! Usem a criatividade para me trazerem seus trabalhos, ele pode ser feito em grupos de até 4 alunos! Nossa, olha a hora! Classe dispensada!

A turma logo recolheu o material, já procurando formar os grupos e trocando idéias de como apresentar o trabalho da semana seguinte. Ty já estava no corredor, ele nem havia tirado o material da mochila e foi o 1° a sair. Apesar do mau humor dele com a aula, ele faria o trabalho com a gente. Miyako já vinha dando várias idéias, dizendo que estava indo para a biblioteca começar a pesquisar e ia arrastar Ty junto.

- Ah droga, não vou poder ir agora, o Viera pediu que todos os monitores estivessem na sala assim que acabassem as aulas do dia. Eu volto em seguida!
- Ei Gabriel, espera! O que tem demais nessas rondas que você não gosta nem de se atrasar! – Ty berrou no corredor, mas eu já havia subido as escadas correndo.

Quando cheguei à sala dos monitores, a de verdade e não a secreta, os mais velhos já estavam todos lá jogando snap explosivo, como de costume. Como eu fui o ultimo a entrar junto com o Wentworth, eles pararam e Viera começou a falar, andando em círculos na sala.

- Molecada, a parada é a seguinte: um de vocês, não sei qual, talvez na empolgação por descobrir todas as vantagens de ser monitor em Beauxbatons, andou falando aos quatro ventos sobre a nossa sala, a sala dos fundadores!

- Não precisem se entreolhar, não queremos saber quem fez isso, realmente não nos interessa! – Madeline completou, ao ver que muitos já se agitavam.

- Sim, a Mad está certa, não nos interessa saber quem é o linguarudo, mas o fato é que madame Maxime veio me interrogar sobre a ‘tal sala dos fundadores’ e eu fiquei muito chateado, porque fui obrigado a usar toda a criatividade que habitava em meu ser para criar uma resposta rápida e convincente. E ela não ficou muito satisfeita, está com uma pulga atrás daquele orelhão dela e pôs Gerard para nos vigiar!

- E por causa disso, nosso acesso à sala dos fundadores ficará proibido, até que Gerard pare de nos observar. Entenderam, não é? A partir de agora, é terminantemente proibido comentar sobre aquela sala, a não ser que seja entre os monitores! – Manuela falou e os outros concordaram.

- Bom, era só isso! Vou indo porque o Samuca convocou treino de quadribol pra hoje e já estou atrasado. Bernard, você assume agora! Fui!

Viera saiu apressado da sala e a namorada dele foi também. Eu olhei para os demais monitores do 5º ano, tinha certeza que o autor dos comentários pra escola toda era Fabien, ele sempre foi linguarudo, mas fingi que não sabia. Sentei no canto e puxei meu material para continuar meus desenhos, quando senti uma sombra na minha frente. Juntei tudo depressa quando vi que era Madeline.

- O que você esta escondendo?

- Nada, trabalhos.

- Huum... Você sabe quem foi que contou da sala dos fundadores

- Não sei quem foi

- Sabe sim. Você é um bom oclumente, está fazendo esforço demais para fechar a mente para alguém que não tem o que esconder.

- Er.. não... não tenho nada pra esconder, eu... eu só não sou dedo-duro...

- Tudo bem, não precisa justificar. Você está certo, se entregasse seu colega seria tão fofoqueiro quando ele.

- Mad, anda logo! Temos que terminar o dever da Milenna antes de ir pro campo! – a amiga dela voltou

- Estou indo Manu, calma. Tchau Gabriel, aquele que não é dedo-duro. Nos vemos por ai...

Ela saiu sorrindo e eu fiquei com a boca aberta, com a frase sem sair. Queria ter dito ‘Madeline, eu te amo’, mas não sai da letra M, graças a Merlin! Puxei meus desenhos outra vez, mas nem consegui fazer dois riscos e fui interrompido novamente. Dessa vez era o Wentworth.

- E ai, Gabriel? Tudo bom? Posso falar com você?

- Já está falando, Went! O que foi?

- Bom, é que eu tava pensando na aula de mitologia e sabe, você quer fazer o que quando terminar a escola?

Que pergunta era aquela, assim do nada? Nunca tinha parado pra pensar no que exatamente ia fazer, eram muitas opções e eu não conseguia me decidir entre apenas uma, mas a única coisa que realmente considerei entre todas elas era qualquer coisa relacionada à fotografia.

- Não sei ao certo, talvez trabalhar como fotografo do Profeta Diário ou do Le Prophète, daqui da França. Mas porque a pergunta?

- Se a escola tivesse um jornal, você toparia participar?

- Claro que sim! E a Miyako também, com certeza! Vamos ter um jornal?

- Não sei, é um projeto, mas vamos precisar da ajuda dos monitores mais velhos, eles têm mais conceito com a diretora... Aquela sua amiga, a Vaudeville, acha que ela poderia ajudar?

- Ah, não sei, depois vemos isso...

- Que desenho é esse? Quem é essa? Você desenha bem, pode fazer as ilustrações!

- Er sim, sim, posso cuidar disso. Tenho que ir fazer o trabalho de Mitologia, mas me dê noticias desse projeto e pode contar comigo!

Puxei o desenho da mão dele e joguei de qualquer jeito na bolsa, saindo da sala e indo para a biblioteca. É, até que seria uma boa termos um jornalzinho na escola. Seriam tardes bem ocupadas e divertidas, escrevendo ele...

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